top of page

A Semana culmina com o evento “Dia Europeu sem carros!”, uma iniciativa em funcionamento desde 2000, através da qual se pretende reduzir ou suspender totalmente o trânsito automóvel em determinadas artérias, incentivando a dinamização de áreas exclusivas para peões e ciclistas, bem como, o reforço da utilização do transporte público.

Desde a sua introdução em 2002, o impacto da Semana Europeia da Mobilidade tem crescido constantemente, tanto na Europa, como em outras partes do mundo. Nos últimos anos, a campanha estendeu-se a países como Argentina, Japão, Taiwan, Brasil, Canadá e Vietnam.

Em 2014, mais de duas mil cidades de 44 países encontravam-se oficialmente registadas nesta campanha. Mais de 9000 medidas permanentes foram implementadas, focando principalmente em infra-estruturas para o ciclismo e caminhada, redução do tráfego, entre outras, visando o despertar de consciências para a utilização do transporte público e a adoção de novos comportamentos mais sustentáveis. Trata-se de uma oportunidade para as cidades participantes demonstrarem a importância da mobilidade urbana sustentável e também uma oportunidade única para as autoridades locais testarem as suas políticas de transporte e apresentá-las aos cidadãos.

Em Portugal, 73 cidades participaram oficialmente nesta iniciativa e incluindo três na Região Autónoma da Madeira.

O que é?

O QUE É A Campanha “DO THE RIGHT MIX”?

 

Este ano fica marcado pela "fusão" das campanhas “Semana Europeia da Mobilidade” e “Do The Right Mix”  que uniram esforços para, em conjunto, promoverem a mobilidade urbana sustentável.

 

O "DO THE RIGHT MIX" é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover a mobilidade urbana sustentável. Não há uma receita única para o sucesso. Cada cidade tem de encontrar a mais funcional e adequada combinação de meios de transporte, de acordo com as suas características e contexto local.

 

O "DO THE RIGHT MIX" envolve uma série de atividades a desenvolver ao longo do ano:

 

Durante todo o ano são organizados workshops onde é possível reunir intervenientes da Semana Europeia da Mobilidade, a nível local, nacional e inclusive europeu, com o objetivo de partilhar e trocar experiências, informações e ideias.

As autoridades locais são reconhecidas pelo seu desempenho no planeamento de uma mobilidade sustentável, pelas melhores práticas na sensibilização dos cidadãos e pela melhor ação desenvolvida, através da atribuição de prémios numa prestigiada cerimónia.

QUAL O TEMA PARA 2015?

Cada Semana Europeia da Mobilidade incide sobre um tema específico relacionado com a mobilidade sustentável, ficando as autoridades locais obrigadas a organizar atividades para os seus cidadãos com base neste tema. O tema da multimodalidade deste ano incentiva as pessoas a pensar sobre a gama de opções de transporte disponíveis escolhendo o modo correto quando se viaja. O tema também convida as pessoas a combinar formas de se locomover, o que muitas vezes pode levar a uma viagem mais rápida e mais agradável. Através de escolhas inteligentes sobre o tipo de transporte que usamos, podemos economizar dinheiro, melhorar a nossa saúde e ajudar o meio ambiente.

Experimentar novas maneiras de se mover permite-nos vivenciar as nossas cidades de uma forma diferente. O tema deste ano convida-nos a reinterpretar o modo de transporte, vendo a viagem de A para B como um meio para enriquecer o nosso dia: os autocarros como forma de pôr a leitura em dia, o ciclismo visto como um ginásio móvel proporcionando um treino on-the-go, etc, etc.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e Transportes e Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia. O objetivo da campanha que decorre entre 16 e 22 setembro de cada ano, é incentivar as autoridades locais europeias a apresentar e promover medidas de transporte sustentáveis ​​e convidar os seus cidadãos a experimentar alternativas ao uso do carro.
bottom of page