top of page

“Se queremos uma melhor qualidade de vida, está na hora de mudar! Hora de mudar para um lugar com mais qualidade de ar, níveis de ruído mais baixos e ruas mais calmas. Como chegamos lá? A escolha é sua e nem precisa de sair da sua cidade. Se andar de bicicleta, correr, caminhar ou apanhar o autocarro já está a contribuir para essa mudança. Exemplo disso são as nossas capitais verdes europeias, quando caminhamos para uma mobilidade verde, a cidade acompanha-nos. A SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE – dá-lhe a oportunidade de contribuir para a qualidade de vida da sua cidade em cada escolha de viagem que faz”

Comissário para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio político e financeiro da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia. O objetivo da campanha, que decorre de 16 a 22 de setembro, é incentivar as autoridades locais europeias a apresentar e promover medidas de transporte sustentáveis e convidar as pessoas a experimentar alternativas ao uso do carro.

 

A semana culmina com o evento “Dia Sem Carros”, onde vilas e cidades participantes fecham, durante todo o dia, uma ou várias zonas ao tráfego automóvel, circulando apenas peões, ciclistas e transportes públicos.

Desde a sua estreia em 2002, que a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE tem tido um impacto crescente tanto em toda a Europa como em todo o mundo. Em 2016, o total de participações atingiu um número recorde de 51 países com um total de 2427 localidades aderentes. Em 2016, mais de 950 cidades e vilas participantes organizaram um “Dia Sem Carros”, tendo sido implementadas 7386 medidas permanentes em 1229 localidades.

 

As medidas mais populares incidiram essencialmente em categorias como melhoria das infraestruturas relativas à utilização da bicicleta, à pedonalização, e ainda campanhas de sensibilização sobre comportamentos e hábitos de transporte sustentáveis

MOBILIDADE VERDE, PARTILHADA E INTELIGENTE 

Este ano, o tema da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE concentra-se na modalidade partilhada. Optando por formas de transporte partilhado, estamos a reduzir as nossas despesas e, ao mesmo tempo, a reduzir a nossa pegada de carbono. Por outro lado, dá-nos ainda a oportunidade de conhecer e interagir com outras pessoas, tornando a nossa viagem mais sociável e agradável.

 

As novas aplicações e plataformas online contribuem para tornar a mobilidade mais eficiente e, desta forma, economizar dinheiro e ajudar o ambiente. A gestão da nossa mobilidade conjunta é assim mais fácil do que nunca.

Diversos estudos evidenciam que optar por uma mobilidade partilhada pode ter um impacte positivo nas nossas cidades e vilas. Por exemplo, cada carro partilhado equivale a 15 carros particulares que não circulam na estrada. Por outro lado, esta partilha permite-nos com maior facilidade conjugar diferentes modos de transporte: carro, bicicleta, transportes públicos.

 

Tudo é possível quando partilhamos! E é partindo desse princípio que a campanha deste ano decorrerá sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”.

 

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente

“Promover a mobilidade partilhada é uma parte integrante dos nossos esforços para reduzir o tráfego intenso e a poluição atmosférica nas cidades europeias. Melhorar os nossos hábitos de transporte nunca foi tão fácil. Existe disponível uma vasta gama de soluções inovadoras. Quer se trate de um esquema de bicicletas partilhadas, de um serviço de partilha de carros elétricos, ou mesmo de partilha de boleias, este ano quando partilhamos, podemos ir mais longe! As nossas escolhas individuais levarão a consideráveis benefícios sociais. Desejo que cada cidade e vila tenha uma agradável e muito bem-sucedida SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE”.

Comissária dos Transportes, Violeta Bulc

bottom of page