top of page

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio político e financeiro da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia. O objetivo da campanha, que decorre de 16 a 22 de setembro, é promover o debate entre os cidadãos europeus sobre a necessidade da mudança de comportamentos em relação à mobilidade ativa, do transporte público e outras opções de transporte menos poluentes e mais inteligentes.

 

A semana culmina com o evento “Dia Sem Carros”, uma iniciativa em funcionamento desde 2000, através da qual se pretende sensibilizar para a redução do tráfego rodoviário dentro das cidades, promovendo a qualidade de vida e garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais. Através da adoção de meios de transporte menos poluentes nas cidades, nomeadamente, os transportes públicos e bicicletas, alertando a população para as boas práticas ambientais e da importância da mobilidade sustentável.

Desde a sua estreia em 2002, que a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE tem tido um impacto crescente tanto em toda a Europa como em todo o mundo. Em 2020, atingiu o seu segundo maior número de inscrições (apesar do COVID-19), com a participação de quase 3000 cidades e regiões, em 53 países.

 

Este ano, realiza-se a 20ª edição da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE que após duas décadas de sucesso de uma campanha pan-europeia continua a apoiar as iniciativas locais, nos seus esforços para tornar as cidades mais seguras, mais ecológicas, mais inclusivas e mais acessíveis.

14 EMW Scooter Female.png

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: EM SEGURANÇA E SAÚDE

Este ano, o tema da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE pretende homenagear as dificuldades sentidas pela Europa – e pelo mundo – durante a crise pandémica de COVID-19, ressaltando também as oportunidades de mudança resultantes desta crise de saúde na Europa. Assim como, celebrar a resiliência das cidades e municípios e as suas conquistas, assim como suster o aumento da mobilidade ativa e formas de mobilidade com emissões baixas ou nulas.

 

A temática deste ano procura incidir sobre quatro tópicos principais:

 

 

Fonte: EUROPEANMOBILITYWEEK Manual, 2021

SAÚDE MENTAL - Uma caminha de 30 minutos ou, uma viagem de bicicleta, por dia podem ajudar a melhorar a saúde mental.

SAÚDE FÍSICA - Os utilizadores de bicicleta, nas suas deslocações diárias, têm um risco 46% menor de desenvolver doenças cardíacas e um risco 45% menor de desenvolver cancro.

SEGURANÇA - 38 % dos acidentes mortais são em estradas urbanas.

RESPOSTA À COVID-19 - Apenas 0,2% a 1,2% das infeções por COVID-19 podem ser rastreadas a todos os meios de transporte.

bottom of page